MTEC Energia

Herdeiros de Bernadete e pesquisadores apontam prioridades para negros

Mãe Bernadete - Arte sobre foto de Walisson Braga/Conaq Educação, segurança e trabalho são elencados na lógica antirracista Por Luiz Claudio...

Mãe Bernadete - Arte sobre foto de Walisson Braga/Conaq
Mãe Bernadete - Arte sobre foto de Walisson Braga/Conaq

Educação, segurança e trabalho são elencados na lógica antirracista


Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil

Ativistas e pesquisadores entendem que há um longo caminho para enfrentar o racismo estrutural e todos os tipos de violência a que são submetidas as pessoas negras no país, que formam a maior parte da população brasileira (45,3% pessoas pardas, e 10,2% pretas).

Entrevistados pela Agência Brasil valorizam o fato do dia 20 de novembro tornar-se feriado nacional, mas também elencam prioridades que podem ser caminhos de enfrentamento contra as desigualdades e violações de direitos, que devem ir além de uma data.

    Uma das lideranças jovens brasileiras é Wellington Pacífico, de 23 anos, um dos representantes da comunidade quilombola de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho (BA). Ele sofreu nos últimos anos com os assassinatos do pai (Flávio Pacífico, de 36 anos, em 2017) e da avó (Maria Bernadete Pacífico, de 72 anos, em 2023), que lutavam por políticas públicas e pelos direitos das 2.638 pessoas de 598 famílias que formam a comunidade. 

    Simões Filho/ Bahia 19/08/2023 Casa da Mãe Bernadete, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, assassinada na Bahia. Foto Janaína Neri.
    Casa da Mãe Bernadete, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, assassinada na Bahia. Foto - Janaína Neri.

    Wellington entende que uma prioridade importante deveria ser efetivada pelo caminho da educação. "A prioridade da população negra no país é trabalhar para o avanço da Lei 10.639 (que tornou, em 2003,  obrigatória a temática da história e cultura afro-brasileira nas escolas), para que a gente possa ver em cada sala de aula do Brasil essa lei funcionando e os alunos possam construir sua identidade a partir de ancestrais", defendeu. 

    Ele entende que é necessário divulgar que os antepassados foram pessoas que lutaram contra a escravidão. "A gente tem que abrir caminho para a construção da identidade de cada jovem preto que habita esse País", afirmou Wellington.

    O rapaz explica que a maioria dos jovens pretos não herdou privilégios, mas sim uma luta que é contínua. "A gente herdou uma herança de desigualdade e de violência, na qual esse racismo estrutural coloca a gente, como os dominados". Por isso, ele entende que é necessário responsabilidade de contribuir para a luta. "Nosso objetivo não é esperar. Essa prerrogativa é dos privilegiados (...) A população preta, jovem, tem que pensar e agir". 

    Outro herdeiro da luta de mãe Bernadete é o filho dela, Jurandir Pacífico, de 44 anos, também liderança da comunidade quilombola. Atualmente, ele está sob programa de proteção do Estado brasileiro em função das ameaças que recebe.

    Bahia (BA) -  Jurandir Pacífico, filho da Maria Bernadete, líder quilombola assassinada na Bahia. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
    Jurandir Pacífico, filho da Maria Bernadete, líder quilombola assassinada na Bahia. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

    Ele diz que os desafios do momento incluem o enfrentamento ao racismo estrutural, à desigualdade econômica, à violência policial e à falta de representatividade negra em espaços de poder. Por isso, ele defende que são necessárias ações e políticas públicas efetivas. "É importante lembrar que a luta pela igualdade racial é contínua e exige esforços conjuntos de todos os setores da sociedade. O legado continua", afirmou. 

    Colocada à margem

    O professor Ivanir dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reitera que a maior parte da população negra não é tratada como cidadã e foi colocada à margem da sociedade, com menos acesso à saúde e educação, além de mais exposta às violências, inclusive policiais. 

    "As instituições brasileiras ainda têm uma visão colonial e imperial na compreensão da participação e do direito dessa população. Isso tem que ser tratado de forma ainda muito séria e de uma forma muito forte no Brasil", avalia o pesquisador em direitos humanos, racismo e intolerância religiosa. 

    O professor acredita que houve conquistas nos últimos anos graças também à participação de representantes do movimento negro na Constituição de 1988. "O movimento negro teve um papel fundamental ao incluir o racismo como crime inafiançável". Ele recorda ainda que os ativistas, em 1995, levaram ao governo federal uma pauta de reivindicações que acabaram tendo como consequências as primeiras políticas de ação afirmativa, e também nos anos 2000, com as cotas e avanços na educação. 

    Brasília (DF) 20/11/2024 - Pofessor  Ivanir dos Santos - Prioridades para a população negra. Foto: Ivanir dos Santos/Instagram
    Professor Ivanir dos Santos. Foto: Arquivo pessoal/Instagram

    "O que se observa é que há sempre uma engenharia racista que acaba burlando ou desqualificando esses direitos. Mas, nós vamos ter pela primeira vez esse ano o dia 20 como feriado nacional, que é uma vitória importante. Zumbi é o primeiro heroi construído de baixo para cima no Brasil", avalia o professor Ivanir dos Santos, que é Babalawô, sacerdote de religião de matriz africana. 

    Representatividade

    Outra pesquisadora, a professora Waldicéia de Moraes Teixeira da Silva, que é pastora evangélica Wall Moraes, em Brasília, também valorizou a data do 20 de novembro como feriado nacional. Ela diz que a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 levantou um alerta para ativistas políticas sociais do movimento social negro do Brasil: ir além de conquistar políticas públicas por decretos, leis e portarias, mas também criar condições para efetivamente para aumentar a representatividade política. 

    Ela lamenta que a maioria das pessoas negras candidatas não consegue se eleger porque não receberam o fundo eleitoral condizente. "Um dos objetivos é sensibilizar, conscientizar e formar pessoas filiadas para se candidatar em condições de ganhar eleições". 

    "Contra o genocídio"

    A professora Iêda Leal, de Goiás, militante do Movimento Negro Unificado (MNU) defende que, de fato, cuidado com os jovens, vítimas permanentes de violência, deve ser uma prioridade, e também das mulheres negras. 

    Brasília (DF) 20/11/2024 - Pofessora Iêda Leal - Prioridades para a população negra. Foto: Iêda Leal/Instagram
    Professora Iêda Leal é militante do Movimento Negro Unificado. Foto: Iêda Leal/Instagram

    Ela também acrescenta que é necessário pensar a criação das cidades antirracistas, colocando como meta a segurança pública, a educação, o trabalho e a geração de renda. "É uma vitória a gente ter um feriado, mas o feriado tem que ser traduzido para toda a população como uma vitória para que a gente possa ter cidades construídas nessa vertente do respeito aos seres humanos".

    Integrante da Articulação Nacional de Mulheres Negras, a jornalista Juliana Gonçalves, avalia que os problemas estruturais dizem respeito à construção política social do Brasil. Isso se revela, segundo contextualiza, com a exploração do trabalho de pessoas negras e também nas violências. "O combate ao que nós chamamos de genocídio do povo negro segue sendo a principal pauta do movimento negro". 

    Ela cita o homicídio de jovens negros pela violência policial e do Estado, como um todo. "A violência vai também se desdobrar no encarceramento, por exemplo, da população negra. "Nós vivemos também um cenário muito negativo quando a gente fala sobre direito das mulheres. sobre combate a políticas que vão fortalecer o feminicídio, o lesbocídio e o transfeminicídio", aponta.

    Também ativista, a diretora do grupo cultural Afroreggae, do Rio de Janeiro, a assistente social Karla Soares diz que ainda é necessário lutar pelo básico. "O básico fundamental que são as nossas garantias de direito da população negra, como a educação de qualidade, oportunidades de trabalho digno e de políticas públicas que promovam a equidade racial". 

    Ela lamenta que unidades educacionais nas favelas chegam a ficar semanas sem ter aulas por causa de operações policiais. "A população que mora dentro dessas áreas de risco é a população negra. A gente sabe como é difícil combater o racismo estrutural e criar caminhos que valorizem a identidade da cultura negra". Ela acrescenta que a sociedade  não pode tolerar discursos ou práticas que minimizem a gravidade do racismo.

    COMENTAR

    TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

    Nome

    100 ANOS,1,abnt,25,Ação social,39,acessibilidade,5,acidente de trabalho,6,Acolhimento,1,adasa,14,administração,20,Aerolula,1,agricultura,43,agro,228,agroindústria,12,agronegócio,41,água,57,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,42,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,Anderson Miranda,1,aneel,5,animais,29,Aniversário,7,antissocial,4,anvisa,2,aposentdos,3,aposta,9,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,42,artigo,41,Assistência social,8,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,901,automobilsmo,4,aviação,11,AZERBAIJÃO,1,Banco Regional de Brasília,5,Basília,1,BCB,2,beleza,1,bem estar,16,biocombustíveis,11,bioeconomia,1,bioinsumos,1,biscoito,1,BNDES,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,57,Brasília,55,BRB,43,brics,5,BRING KIDS BACK UA,1,caesb,21,café,7,câmeras,4,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,22,Canadá,1,câncer,15,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,6,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CBMDF,2,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,celular,13,censura,2,Centro Administrativo,1,Cesta Básica,4,charge,3,China,7,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,123,Cidades,161,ciência,25,cinema,17,CLDF,87,clima,37,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,47,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,15,comemoração,18,comércio,34,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,5,comportamento,36,comunicação,10,comunidade,3,COMUNIDADE LUSITANA,1,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,45,condomínio,72,condomínios,18,conic,1,conselho profissional,26,construção civil,41,construtoras,5,consulta pública,22,consumidor,31,consumo,13,conta,10,contabilidade,4,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,COP27,1,cop28,6,copa2014,1,CORPO DIPLOMÁTICO,5,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,34,corrupção,44,CPI,1,crianças,16,Criptoativos,2,crise,16,crise hídrica,16,CTJ Hall Casa Thomas Jefferson,1,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,167,curso superior,3,cursos,45,data,1,data comemorativa,41,DATA NACIONAL,3,debate,3,Defesa,9,democracia,8,dengue,15,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,11,Detran,49,DF,17,DFTrans,6,DIA DA VITÓRIA,1,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,2,Dia dos Namorados,7,dia mundial da água,10,DIA NACIONAL,1,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,19,diploma,1,diplomacia,9,DIPLOMATAS,1,direita,3,direito,91,Direito do Consumidor,5,Direitos Humanos,46,Distrito Federal,199,ditadura militar,7,dívidas,24,documento,8,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,7,ecologia,10,economia,460,economistas,3,Edital,13,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,316,EGITO,1,eleições,231,Eleições 2022,144,eleitor,17,eletricidade,16,elevadores,9,EMBAIXADA DE PORTUGAL,1,Embaixadas,14,empreendedorismo,54,empreender,14,empregado,13,Emprego,7,empregos,87,empresas,143,energia,94,engenharia,132,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,52,entretenimento,38,Escola de Síndicos,33,escorpião,2,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,97,estatuto,2,estilo de vida,4,estradas,11,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,eventos,70,exercícios,3,exportação,28,FABIANA CEIHAN,1,falecimento,13,família,3,Famosos,3,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,8,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,3,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,6,FHC,2,FIEG,40,FIFA,1,fim de ano,16,fim de semana,1,finanças,48,finanças pessoais,77,Fipecafi,1,fiscal,1,fogo,1,fort atacadista,3,frente parlamentar,1,futebol,21,Galeteria Beira Lago,1,gás,15,gastronomia,73,GDF,286,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,8,Gilvan Maximo,2,Gim,1,Goiás,385,golpe,33,golpismo,20,Governador,52,Governo,123,greve,8,Grupo Pereira,3,guerra,21,habitação,83,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,homenagem,13,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,6,IBRAM,3,Idoso,11,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imóveis,109,impeachment,4,impostos,109,inadimplência,7,incc,1,incêndio,24,INCLUSÃO,4,indígena,2,indústria,95,inelegibilidade,3,inflação,205,Informação,37,informática,1,ingressos,1,inovação,72,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,6,INSS,3,internacional,63,internet,106,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,8,Jornalismo,88,Juarezão,1,justiça,242,juventude,4,Lançamento,1,lazer,59,Legislação,8,lei,22,LGPD,6,licitação,23,livro,28,loteria,3,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,manifestação,1,manutenção,12,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,4,medicamentos,11,medicina,19,MEI,2,meio-ambiente,99,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,52,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,11,Microsoft,1,mídia,12,militar,10,Minas Gerais,3,mineração,12,ministério,6,Ministério Publico,5,Miriam Belchior,1,Mobilidade,17,mobilidade urbana,32,moda,7,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,102,Mulheres na Política,11,multa,7,mundo,156,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,19,Natal do Milhão,1,Negócios,17,Neoenergia,9,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,2,Nobratta,1,normas,17,NOTICIAS,1053,NOTÍCIAS,43,notificação,1,novacap,3,Novembro Azul,1,nutrição,4,obras,133,ocupe o centro,1,opinião,229,Oportunidade,3,orçamento,21,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,Padre Bernardo-GO,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,6,Partidos Políticos,57,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,pcdf,3,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,12,pesquisa,27,petrobras,13,petróleo,17,PL,26,playground,2,pmdb,1,PMDF,2,podcast,2,polícia,120,Política,361,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,6,prefeitura,11,Premiação,30,presidência da república,11,presidenta,1,presidente,24,previdência,10,privatização,5,Procon,3,profissional,34,profissões,9,Projeto de Lei,82,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,10,pt,2,qualificação,36,Quit,6,rádio,2,recicláveis,5,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,44,reformas,9,registro,4,regras de convivência,15,relacionamento,5,religião,23,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,8,São Paulo,19,Sarah Kubitscheck,1,saúde,639,sedhab,2,segeth,1,segurança,136,seguro,10,selo de qualidade,2,senado federal,27,Serviço,1,serviço social,8,serviços técnicos,10,servidor público,5,SES-DF,1,sesc,6,setor elétrico,29,setor energético,35,setor produtivo,45,sia / guará,14,sicredi,1,sindicatos,24,síndico,124,síndicos,10,SLU,10,smartphone,3,socialismo,1,Sociedade,8,solar,9,Solidariedade,38,sonegação,18,sorteio de casas,1,STF,37,subsíndico,1,SULFANATO DE OMÃ,1,Supermercados,4,Supremo,2,sustentabilidade,85,tarifas,30,taxa,8,TCDF,1,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,11,tecnologia,187,telecomunicação,23,tempo,13,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,94,Trabalho,43,transito,5,trânsito,47,transparência,1,transporte,11,transporte coletivo,58,transportes,34,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,61,turismo,94,TV,12,UCRÂNIA,1,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,48,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,2,video,14,vinho,4,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
    ltr
    item
    Atualidade Política: Herdeiros de Bernadete e pesquisadores apontam prioridades para negros
    Herdeiros de Bernadete e pesquisadores apontam prioridades para negros
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoDFi2o8ujsF7oj-iKd62FRFA3J1z4onE3o2kGzWYaMUh8ORQ9o1oHOGTym5AqyrBw1Tba9pIOSqxdnbxzjw96n0O1fpyRiVAU57juMnu5qOSwAjV9THkJoO9lKQULVOWHc60uSI5esPmBMAAeRu-CIuMNfKCOsEP7sBvRtgm2gucrRHnz_KxP5bu8xdw/s16000/mae-bernadette.webp
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoDFi2o8ujsF7oj-iKd62FRFA3J1z4onE3o2kGzWYaMUh8ORQ9o1oHOGTym5AqyrBw1Tba9pIOSqxdnbxzjw96n0O1fpyRiVAU57juMnu5qOSwAjV9THkJoO9lKQULVOWHc60uSI5esPmBMAAeRu-CIuMNfKCOsEP7sBvRtgm2gucrRHnz_KxP5bu8xdw/s72-c/mae-bernadette.webp
    Atualidade Política
    https://www.atualidadepolitica.com.br/2024/11/herdeiros-de-bernadete-e-pesquisadores.html
    https://www.atualidadepolitica.com.br/
    https://www.atualidadepolitica.com.br/
    https://www.atualidadepolitica.com.br/2024/11/herdeiros-de-bernadete-e-pesquisadores.html
    true
    440335298870425399
    UTF-8
    Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário