Entre os dias 30 de maio a 2 de junho de 2023, Uberlândia será palco da 13ª edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB13), realizado pelo Co...
Entre os dias 30 de maio a 2 de junho de 2023, Uberlândia será palco da 13ª edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB13), realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Na programação do evento, além de três sessões principais, também acontecerão 27 workshops com participantes das cinco regiões do país, escolhidos após avaliação de uma comissão multissetorial, distribuídos nos macrotemas: Regulação de plataformas e moderação de conteúdo; Crianças e adolescentes na Internet; IA, cibersegurança, privacidade e proteção da dados; Inclusão digital, gênero e diversidade; Fragmentação da Internet e neutralidade da rede; Redes comunitárias e Internet, Medicina e Meio Ambiente.
Cerca de 400 participantes de diversos setores – entre eles, governamental, empresarial, científico, tecnológico e terceiro setor – de qualquer parte do país terão a oportunidade de fazer uma verdadeira imersão no conteúdo. Temas como “Mulheres no Ciberespaço”, “Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial”, “Governança das Plataformas de Trabalho”, “Caminhos para Proteção das Crianças e Adolescentes em Jogos Digitais”, “Desinformação Eleitoral e Ameaça à Democracia”, “Direitos Digitais”, entre outros, fazem parte da programação, contribuindo com debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa no Brasil.
O evento contará ainda com três palestras principais que abordarão: a consulta do CGI.br sobre Regulação de Plataformas Digitais; o Global Digital Compact, processo organizado pela ONU que deve estabelecer um conjunto de princípios para um futuro digital aberto, livre e seguro para todos; e “Soberania Digital e Educação” que debaterá a ampla adoção de plataformas na educação pública brasileira e seus desdobramentos sobre a proteção dos direitos de crianças e adolescentes no que diz respeito ao impacto do uso dessas plataformas.
No dia 30 de maio, chamado de “Dia Zero”, entidades utilizarão o espaço do FIB 13 para realizar discussões temáticas, encontros de grupos e divulgação de projetos, entre outras atividades pertinentes. Na mesma data, haverá ainda a sessão solene de abertura do evento, a partir das 18h30, com a presença de autoridades nacionais e regionais.
Mais informações e inscrições gratuitas: https://forumdainternet.cgi.br/.
Programação completa: https://forumdainternet.cgi.br/fib13/agenda
Sobre o Fórum da Internet no Brasil
O FIB, que em 2023 chega à sua 13ª edição, consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF) e busca incentivar debates sobre as questões mais proeminentes para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil cada vez mais diversa, universal e inovadora. Visa, ainda, evidenciar os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade, de acordo com o decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet do CGI.br.
Anote na Agenda13º Fórum da Internet no Brasil – FIB13Data: 30 de maio a 2 de junho de 2023Local: Center Convention - Av. João Naves de Ávila, 1331, Anexo ao Center Shopping - Piso 4 (L4), Uberlândia/MGInscrições gratuitas: https://forumdainternet.cgi.br/fib13/Evento gratuito / Vagas limitadasEndereço da transmissão online: https://youtube.com/NICbrvideos
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
COMENTAR